Emanuel – Deus Conosco

Por Jacira Figueiredo

(originalmente postado em dezembro de 2012)

Uma das passagens mais citadas em dezembro de cada ano é a promessa da vinda do Messias, em Mateus 1.23, citando Isaías 7.14: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (SBB, Revista e atualizada).
 
Mas, por quê e para quê Deus enviou o Seu filho único, para ser “Deus conosco”? Relembrando canções antigas e novas, passagens da Bíblia e  leituras atuais e as do meu tempo de estudante de teologia, cheguei à conclusão que há, pelo menos, duas ideias:
1)    “Deixou a sua glória para estar comigo” (Letra da canção Emanuel, de Fernandinho);
2)    “Deus mandou Jesus para consertar a sua história”, trazendo o homem ao seu plano original: “E Deus criou o homem, sim, para o louvor da sua glória” (Letra da canção Para o louvor da sua glória, dos Vencedores por Cristo).
 
Uma canção dá ênfase ao ser humano e a outra, a Deus.
 
O pastor brasileiro Deodor Taets, em seu livro Este é o caminho (JUERP,1996, p. 23) dá a sua explicação: “Jesus Cristo, Deus Filho, entrou neste mundo pelo nascimento, através de uma virgem chamada Maria (Lucas 1.35), para buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19.10)
 
E um missionário norte-americano escreveu: “O grande problema de reconciliação não é de Deus baixar-se ao nível do homem, mas, sim, de elevar o homem ao nível de Deus. (LANGSTON, A. B. Esboço de teologia sistemática. 8.ed., JUERP, 1986, p.194)
 
Concluindo, Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim (João 14.6)”. Jesus veio, o Emanuel Deus conosco, para levar cada um(a) de volta ao Lar, à casa do Pai, pelo caminho correto: Ele mesmo. A caminhada do cristão é por um caminho estreito, apertado (muitas vezes, difícil e desconfortável); mas a paz que sentimos, as verdades que lemos na Bíblia e a comunhão que temos com o Pai e com os irmãos, testificam que só há esse caminho a seguir!
 
Que nesse período natalino e a cada dia nos lembremos de quem é quem no cenário das nossas vidas. E que coloquemos em prática, ao cantar, ao escrever ou em qualquer situação da vida: “Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3.30)

Deixe um comentário